Acessos

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sessão Especial na Aleam para debater sobre a educação no Amazonas e em comemoração ao Dia do Professor


Acontece às 14h desta terça-feira (15), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Sessão Especial para debater sobre a educação no Amazonas e em comemoração ao Dia do Professor. A autoria do debate é do líder do PT na Aleam, deputado José Ricardo Wendling (PT).

No dia 15 de outubro, é comemorado no Brasil o Dia do Professor. A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil criasse as primeiras escolas primárias do País, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, por meio do Decreto Federal 52.682/63. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada, por meio da Lei 4.119/64. 

De acordo com o deputado, o professor é o grande responsável pela formação e crescimento social da população e, mesmo com baixos salários, escolas sem estrutura adequada e livros nem sempre atualizados, eles desempenham suas atividades com dedicação e compromisso. Porque acreditam que a educação é o caminho mais importante para o desenvolvimento social e cultural de uma nação, em especial, numa sociedade que precisa construir cidadania, em que todos tenham direitos e oportunidades.

“Nessa Sessão, queremos abrir espaço para que todos os professores possam avaliar a situação da educação do Estado e propor sugestões, a exemplo do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, que o Governo deve enviar para a Assembleia”, afirmou José Ricardo, ressaltando que, no Amazonas, muitos são os problemas que existem. “A educação possui hoje o maior orçamento do Estado, porém, muitas são as dificuldades em que se encontram escolas, alunos e profissionais da área, com baixo rendimento, profissionais desvalorizados, quer professores, quer profissionais da área técnica-administrativa, e escolas com pouca estrutura para o trabalho pedagógico”, relatou ele, que sempre visita escolas, tanto na capital quanto no interior, verificando os problemas e cobrando soluções do poder público, seja na tribuna da Aleam ou por meio de relatórios enviados ao Governo.

Foram convidados para essa Sessão Especial, dentre outros órgãos e entidades: Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Conselho Estadual de Educação, Conselho Municipal de Educação, Associação dos Movimentos de Luta dos Professores de Manaus (Aspron), Movimento Nacional de Luta pela Educação (Monale), Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (Movitte), Associação Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privados do Amazonas (Sinepe/AM), Ministério Público do Estado (MPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), bem como diversas entidades estudantis do Amazonas.

Serviço

O QUE: Sessão Especial na Aleam para debater sobre a educação no Amazonas e em comemoração ao Dia do Professor
QUANDO: Amanhã, terça-feira – dia 15 de outubro de 2013
HORA: 14h
ONDE: Plenário Ruy Araújo da Aleam
ENDEREÇO: Av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950 (antiga Recife) - Parque Dez

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário