Acessos

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Parabéns, Manaus! - Por José Ricardo Wendling*


Manaus é uma cidade linda, que me recebeu aos 7 anos de idade e que escolhi para viver, trabalhar, construir minha família e criar meus filhos. Um lugar com belezas naturais tão decantadas e com um povo hospitaleiro que recebe bem seus visitantes. Mas também uma cidade de contrastes. Precisamos admirá-la, porém, lutar e pressionar os governantes para resolver seus graves problemas sociais.

É uma cidade que detém a maior riqueza econômica da região, sendo, inclusive, o 6º PIB do País dentre as capitais. Um lugar das grandes obras públicas, como a ponte sobre o Rio Negro, o aeroporto internacional, a Arena da Amazônia, a Avenida das Torres e a área de lazer da Ponta Negra e com fortes investimentos privados, como os shoppings e os grandes edifícios modernos.

Mas também é a Manaus da falta de água e do esgoto (menos de 10% da cidade têm coleta e tratamento de esgoto), do transporte caótico (até hoje, não tem nada para a Copa do Mundo), da saúde precária (não chega a 2/3 da população a cobertura no atendimento básico), da insegurança nas ruas, da falta de política de destinação dos resíduos sólidos (não há coleta seletiva, por isso, lixo é lixo, e não renda), sem árvores, sem área de lazer para os jovens, sem mobilidade aos idosos e aos deficientes.

Fruto do descaso dos governantes e do silêncio de muitos, Manaus perdeu bons espaços de lazer, de cultura e áreas ecológicas, como os balneários Ponte da Bolívia e Parque Dez, o Igarapé do Riachuelo, assim como o futebol no Estádio Vivaldo Lima.

Meu presente para Manaus é continuar lutando, todos os dias, por habitações para quem precisa, água nas torneiras, lazer e cultura para juventude e idosos, trânsito organizado, saúde para quem procura os serviços públicos, administração pública transparente, meio ambiente protegido e lugar de paz. Precisamos acordar e lutar para mudar essa realidade.

Parabéns, Manaus; Parabéns, manauaras!

* José Ricardo Wendling é Advogado, Economista e Deputado Estadual pelo PT-Am.

Nenhum comentário:

Postar um comentário