Acessos

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida - COEP e a Rede Mobilizadores lançaram a sexta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã.

O Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, lançado pelo COEP em 2008, tem como objetivo valorizar, dar visibilidade a iniciativas sociais desenvolvidas em todo o país e reconhecer o trabalho de pessoas que, em seu dia-a-dia se dedicam à promoção da cidadania. Quer, também,dar rosto, voz e reconhecimento a quem acredita que cada um(a) – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio constitui um estímulo para que todos(as) encontrem sua forma de participação.

Embora proponha uma votação, a finalidade é incentivar cada votante a conhecer, valorizar e divulgar o trabalho de todos os candidatos e não promover uma competição.

A iniciativa é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP. Em 2013, a sexta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã tem como foco os catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis. Assim, 69 catadores (as), de todo o país, concorrem ao prêmio. A votação é aberta a todos, no site www.coepbrasil.org.br/premiobetinho.

Começou dia 16 de setembro o período de votação para escolha das 23 pessoas que irão receber o Prêmio Betinho 2013 – Atitude Cidadã. Nesta 6ª edição, 69 participantes concorrem ao prêmio que irá valorizar a atuação dos (as) catadores (as) de materiais recicláveis e reutilizáveis e fortalecer o direito a condições dignas de trabalho e de vida, para além da perspectiva restrita da sobrevivência.
 
“O eixo de atuação do COEP, no biênio 2013-2014, é o apoio aos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis.A proposta do Prêmio é dar visibilidade a estes trabalhadores e fortalecer as conquistas obtidas nos últimos anos, inclusive com a correta implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos” diz a coordenadora do Prêmio, Amélia Medeiros.

Ao votar, cada internauta terá a oportunidade de manifestar apoio à causa dos (as) catadores (as) e ressaltar a urgência da promoção de políticas públicas para a inclusão social desses trabalhadores, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

A indicação dos concorrentes é feita por integrantes da Rede COEP e entidades parceiras. Embora proponha uma votação, o maior objetivo é incentivar o votante a conhecer, valorizar e divulgar o trabalho de cada candidato.

O COEP - Rede Nacional de Mobilização Social - criada em 1993 como resultado da articulação do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Com 20 anos de atuação, a Rede é uma das principais articuladoras de organizações públicas e privadas para implementação de iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Reúne, hoje, mais de 1.100 organizações e cerca de 35.000 mobilizadores. www.coepbrasil.org.br

Fonte: COEP Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário