Acessos

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Presidenta reforça importância do PAA


Em solenidade de lançamento do Dia Mundial da Alimentação 2013, no Palácio do Planalto, em Brasília, a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, defendeu a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Proposta debatida no Consea, [o PAA] é um exemplo que faltava à política agrícola brasileira. Uma ação estruturada, dirigida à agricultura familiar, produtora de alimentos, combinada com a provisão de alimentos aos grupos sociais diretamente afetados pelo risco da insegurança alimentar”, definiu ela.

Segundo ela, “o PAA tem um caráter inovador, que responde pelos anseios da democracia e cidadania, pois visa a equidade, ao tratar os desiguais na medida de sua desigualdade. O PAA permitiu a inclusão de segmentos que não tinham condições de se inserir no mercado institucional”.

“O PAA precisa ser entendido e valorizado em seus vários sentidos, como falam as múltiplas vozes dos 185 mil agricultores familiares e comunidades tradicionais que produzem uma variedade de centenas de alimentos e as 19.681 entidades da rede socioassistencial que os recebem nos municípios de todas as regiões do país”, afirmou a presidenta do Consea.

A cerimônia foi promovida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e contou com a presença dos ministros Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário (MDA), Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, e o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente em 16 de outubro, dia em que a FAO foi criada. O tema definido para este é “Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional”.

Fonte: Ascom/Consea

Nenhum comentário:

Postar um comentário