Acessos

terça-feira, 1 de outubro de 2013

José Ricardo enaltece Dia Nacional da Pessoa Idosa, mas cobra políticas públicas efetivas para a terceira idade


Nesta terça-feira, dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Pessoa Idosa, mesma data de promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa, no ano de 2003. Ontem pela manhã, o deputado José Ricardo Wendling (PT), juntamente com a deputada Conceição Sampaio (PP), realizou Sessão Especial em homenagem ao Dia do Idoso, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), apesar da falta de energia por conta do temporal desta segunda.

Ele ressaltou que o Estatuto da Pessoa Idosa é uma legislação que prevê proteção total dos idosos, responsabilidade de todos. “São inúmeros os relatos de idosos sem acompanhantes, abandonados e sofrendo maus-tratos, resultando em denúncias na Delegacia do Idoso”, disse ele, cobrando mais atenção da sociedade e do poder público, para garantir a efetivação de todos os seus direitos.

Na Sessão desta segunda, estiveram presentes instituições públicas, como o Ministério Público do Estado (MPE) e órgãos estaduais e municipais, além da sociedade civil, da Pastoral e do Fórum da Pessoa Idosa. Na ocasião, membros do Fórum entregaram documento fruto de debates com a sociedade, contendo propostas concretas para os idosos. “Vamos encaminhar esse documento ao Governo do Estado, que relata deficiência em vários serviços públicos, como o projeto de equipe multidisciplinar, integrada por fisioterapeutas, psicólogos e profissionais de educação física, que relatam não ser permanente e a aposentadoria dos muitos funcionários públicos do Estado, que estaria abaixo do salário mínimo”.

Outro ponto de reivindicação do Fórum Estadual da Pessoa Idosa e que já foi pauta de Indicação do deputado José Ricardo ao Governo do Estado desde 2011 é a construção do Hospital do Idoso, para atendimento especializado na área. “Vamos reencaminhar essa proposta e lutar por políticas efetivas aos idosos de hoje. Porque, um dia, todos nós seremos idosos”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário