quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sessão Especial homenageia Rede de Educação Cidadã pelos 10 anos de atuação no Amazonas

Acontece às 10h desta sexta-feira (21), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Sessão Especial em homenagem aos 10 anos da Rede de Educação Cidadã (Recid) no Amazonas. O evento comemorativo tem como autor o deputado José Ricardo Wendling (PT).

A Rede de Educação Cidadã, antigo Talher, nasceu a partir do Programa Fome Zero, com o antigo Mesa, no Governo Lula, inspirada pelo então assessor especial da presidência da República, Frei Betto. Organizada nos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal, a Recid atua junto aos movimentos sociais e populares, do campo e da cidade, tendo como princípio o Projeto de Educação Popular, construindo rede de saberes e conhecimentos.

Atuando a partir dos princípios da educação popular crítico-freireana, com a formação de pessoas, lideranças e entidades em temas econômicos, políticos e sociais, a Recid busca fazer desta iniciativa uma política pública séria e comprometida na construção de um País verdadeiramente democrático, justo e solidário. Na prática, os processos de formação acontecem em oficinas pedagógicas, encontros intermunicipais, encontros macros regionais e encontros nacionais, articulando lideranças de vários municípios para fortalecer a mobilização social.

No Amazonas, ao longo desses dez anos de história, a Rede de Educação já estive em mais da metade dos municípios, com trabalhos sistemáticos de mobilização e formação. Atualmente, além de Manaus, atua em outros 11 municípios (Iranduba, Careiro Castanho, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Parintins, Nhamundá).

De acordo com José Ricardo, que já atuou como coordenador do antigo Talher, a Recid trabalha ainda no fortalecimento e formação de lideranças, com associações de moradores, agricultores/as familiares, sindicato dos trabalhadores/as rurais, movimentos de mulheres, jovens, LGBT, moradia, educadores/as populares, meio ambiente, pastorais, comunicação popular, economia solidária, entre outros. “Porque acredita na contribuição da construção coletiva de um novo projeto popular para o Brasil, numa perspectiva transformadora, que favoreça processos democráticos, de emancipação da população, sempre na certeza de que outro mundo é possível e necessário”.

Foram convidados para essa Sessão Especial, dentre outras entidades: Cáritas Arquidiocesana de Manaus, Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social (Sares), Serviço de Animação Vocacional (SAV), Serviço de Atendimento Familiar (SAPFAM), Movimentos Focolares, Centro dos Direitos Humanos (CDH), Conselho Missionário Diocesano (Comidi), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Fundação e Rádio Rio Mar, Fazenda da Esperança, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento Nacional de Luta, Fórum Amazonense de Reforma Urbana, Movimento Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis, Fórum Estadual de Economia Solidária, Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), Associação Vida e Cidadania, além das áreas missionárias, paróquias e pastorais da cidade.

Serviço

O QUE: Sessão Especial homenageia Rede de Educação Cidadã pelos 10 anos de atuação no Amazonas
QUANDO: Sexta-feira – dia 21 de junho de 2013
HORA: 10h
ONDE: Plenário da Assembleia Legislativa do Estado – Aleam
ENDEREÇO: avenida Av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950 (antiga Recife) - Parque Dez

Fonte: Assessoria de Comunicação