quinta-feira, 20 de junho de 2013

Inscrições para o ProUni começam na próxima sexta-feira

Inscrições para o ProUni começam na próxima sexta-feira

Programa oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública.

A partir da próxima sexta-feira (21), até o dia 25 próximo, os candidatos a bolsa de estudos em instituições particulares de educação superior podem fazer a inscrição on-line para o processo seletivo deste segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni). Nessa terça-feira (18), foram publicados o edital do processo e a portaria normativa que o regulamenta.

O processo terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 28, pela internet. Até 5 de julho, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino para aferição das informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.

O resultado da segunda chamada está previsto para 13 de julho. O estudante terá de 15 a 19 de julho para comprovar as informações e providenciar a matrícula.

Caso pretenda integrar a lista de espera, o candidato terá de fazer a adesão, também on-line, de 26 a 29 de julho. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consulta pelas instituições em 1º de agosto. No dia seguinte, será feita a primeira convocação. O candidato selecionado terá até o dia 7 do mesmo mês para a comprovação dos documentos e matrícula. Em 12 de agosto será feita a segunda convocação. O prazo para aferição dos documentos e matrícula vai até o dia 15.

Programa - Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede particular. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para fazer a inscrição, o estudante deve ter no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem e nota na redação que não tenha sido zero. Para a bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda bruta familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Para a bolsa parcial, de até três salários mínimos.

O Edital nº 6 sobre o processo seletivo do ProUni para este segundo semestre, foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (18). Na mesma edição, foi publicada a Portaria Normativa do MEC nº 11, de 17 de junho de 2013, que regulamenta o processo.