Acessos

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Seminário discute em Manaus reformulação do Ensino Médio


Acontece às 9h desta sexta-feira (14) Seminário sobre a Reformulação do Ensino Médio, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A autoria do debate é do deputado Praciano (PT), membro titular da Comissão Especial da Reformulação do Ensino Médio da Câmara dos Deputados, em conjunto com o deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) e o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Ufam.

O ensino médio é hoje o grande desafio global a ser enfrentado em termos de educação básica. De acordo com o relatório Situação Mundial da Infância 2011 – Adolescência: uma fase de oportunidades, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em apoio ao segundo Ano Internacional da Juventude, manter o adolescente no ensino médio e fazer com que o conclua é o obstáculo que se coloca para a educação básica em todo o mundo no século XXI, principalmente nos países menos desenvolvidos e em desenvolvimento. “Segundo relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), no mundo, um em cada cinco adolescentes está fora da escola, sendo que, no Brasil, a proporção é de um para sete”, informaram os parlamentares.

Para Praciano e José Ricardo, é preciso debater e buscar novas formas de oferecer aos jovens as habilidades e os conhecimentos necessários para que eles possam enfrentar a realidade contemporânea. Nesse sentido, a Comissão Especial, destinada a promover estudos e proposições para a reformulação do ensino médio, busca discutir caminhos possíveis e adequados ao contexto brasileiro para esses controvertidos três ou quatro anos finais da educação básica. Essa Comissão está realizando Seminários em todo o País.

Para o Seminário, estarão participando como palestrantes: diretor de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, professor Edson Melo; diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professora Isis Neves Tavares; diretora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professora Egle Wanzele; ex-diretor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam/Zona Leste), professor José Maurício Feitoza; coordenador do Curso de Língua Inglesa da Ufam, professor Bruce Osborne; e presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, professora Fernanda Melo.

Foram convidados para essa Audiência Pública, dentre outros órgãos e entidades:Secretária de Estado da Educação (Seduc), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Conselho Estadual de Educação, Fórum Estadual de Políticas Públicas, Fórum Estadual de Educação, Comissão de Educação da Aleam e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam).

Serviço

O QUE: Seminário discute em Manaus reformulação do Ensino Médio;
QUANDO: Sexta-feira – dia 14 de junho de 2013;
HORA: 9h;
ONDE: Auditório Rio Jatapú – Faculdade de Educação (Faced) da Ufam;
ENDEREÇO: Avenida Rodrigo Otávio, 3000, Coroado.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário