Acessos

domingo, 23 de junho de 2013

Parabéns deputado José Ricardo


Hoje é o aniversário do deputado estadual José Ricardo. Por isso, queremos contar um pouco da história de uma pessoa que chegou em Manaus aos 7 anos, foi camelô, operário do PIM, professor, formou-se em Economia, Direito e hoje é o deputado referência na Assembleia Legislativa do Amazonas pelo seu comprometimento com as lutas do povo.

O Histórico José Ricardo Wendling 

O deputado estadual José Ricardo Wendling nasceu no Estado do Rio Grande do Sul, mas mora em Manaus desde os 7 anos de idade. Cursou os ensinos fundamental e médio nas escolas públicas Ângelo Ramazotti, Ruy Araújo e Benjamin Constant. Em 1988, formou-se em Economia pela Universidade do Amazonas; e em 1999, concluiu o curso de Direito pela Faculdade Nilton Lins, tendo se pós-graduado, posteriormente, em Gerência Financeira Empresarial e Metodologia de Ensino Superior do Amazonas. 

José Ricardo iniciou suas atividades como vendedor ambulante, trabalhando, por vários anos, no Distrito Industrial, nas empresas Sharp, Sanyo e Ava Industrial. Foi professor titular de Economia, de 1992 a 1994, no CIESA e, em 2005, nas Faculdades Dom Bosco. Desde 1989, atua como economista, prestando serviço de Consultoria Econômica para empresas do Pólo Industrial. 

Entre as atividades de participação popular, ele já presidiu o Conselho Regional de Economia AM/RR, de onde foi conselheiro titular. Também coordenou o Comitê de Ação da Cidadania Contra a Fome; foi fundador do Fórum do Orçamento Público; atuou no Fórum pela Ética na Política; participou de atividades religiosas e pastorais na Paróquia São Francisco; colaborou na Cáritas, nas Pastorais Sociais e no Grito dos Excluídos da Arquidiocese de Manaus; contribuiu na organização nos Conselhos Municipal e Estadual de Segurança Alimentar e a Implantação do Fome Zero/Bolsa Família em Manaus. 

Luta Política 

José Ricardo concorreu, pela primeira vez, uma eleição como candidato a vereador em 1996, quando ficou como quarto suplente. Em 2000, candidatou-se pela segunda vez, ficando como terceiro suplente; e em 2002, concorreu como candidato a deputado estadual, terminando em primeiro suplente. Em 2004, ele elegeu-se vereador, disputando novamente as eleições em 2006, como deputado estadual, terminando como segundo suplente. Em 2008, José Ricardo elegeu-se, pela segunda vez, vereador de Manaus/PT; e em 2010, venceu a eleição para deputado estadual, conquistando mais de 38,3 mil votos.

 Parabéns Companheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário