Acessos

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Insatisfação leva moradores dos municípios do Amazonas às ruas


Os manifestantes vão às ruas para reivindicarem melhorias no transporte público, segurança, educação, entre outras pautas.

A insatisfação com os problemas sociais e políticos no país também mobiliza moradores do interior do Amazonas e que já tem as datas marcadas para as manifestações pacíficas nos municípios de Iranduba (localizado a 25 quilômetros de Manaus) dia 25, Itacoatiara e Parintins dia 26 e  Urucará (localizado a 261 quilômetros) dia 30. Os manifestantes vão às ruas para reivindicarem melhorias no transporte público, segurança, educação, entre outras pautas.

No município de Iranduba, o protesto está marcado para acontecer nesta terça-feira (25), a partir das 16h. O ponto de encontro será na avenida José Marques Muniz, próximo ao Frigorífico de Iranduba, no bairro Morada do Sol e segue até a Praça dos Três Poderes, no Centro da cidade, onde deve acontecer a maior concentração do movimento.

São esperadas pelos organizadores do evento aproximadamente mil pessoas que participarão do movimento apartidário (sem envolvimento de partido político) e visa buscar melhorias, pautados nos direitos básicos do cidadão. Entre as reivindicações está a melhoria na segurança pública do município, tendo em vista o aumento na violência e registro de ocorrências de furtos, assaltos e mortes após a inauguração da ponte rio Negro.

Segundo a professora Ivanete Mendonça, de 48 anos, durante a manifestação também será reivindicada a redução na tarifa do transporte de Manaus para o município que está fixada no valor de R$ 4. Além do combate à corrupção, votação da PEC 37, qualidade na educação, esporte e lazer e saúde.

Na manhã desta segunda-feira (24), uma reunião foi realizada entre os idealizadores do evento e a Polícia Militar (PM), representada pelo Major Santiago, na qual foi estabelecido como será feita a segurança dos manifestantes durante o trajeto do protesto. A professora Ivanete orienta que as pessoas evitem usar máscaras e levar fogos de artifícios para a manifestação. Ela também orienta que os manifestantes se abaixem durante o trajeto quando houver qualquer confusão para que os policiais identifiquem quem está promovendo a briga.

Urucará

A população de Urucará também poderá sair às ruas no próximo domingo (30), a partir das 16h, com saída da Praça da Santana seguindo pela principal via da cidade até a sede da prefeitura do município.

As associações de moradores se reuniram e divulgam o eventopor meio das redes sociais e carros de som que percorrem as ruas da cidade, solicitando que os moradores participem da manifestação com os cartazes nas mãos. Aproximadamente 2 mil pessoas já confirmaram presença e devem reivindicar melhorias na saúde, educação e desenvolvimento, além da energia elétrica do município com o programa Luz para Todos do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário