Acessos

sábado, 21 de setembro de 2013

SONHOS DOS JOVENS - Por José Ricardo Wendling*


O Brasil tem uma grande dívida social e econômica com os jovens, que lutam todos os dias para a realização dos seus sonhos: trabalho digno, educação de qualidade, espaço de lazer, atividades culturais, vida decente aos pais e ética na política.
 
Com a implementação da Política Nacional de Juventude, no Governo Lula e Dilma, houve avanços importantes: aumento do número de jovens no ensino superior, retirada de milhões deles das condições de miséria e pobreza e criação de mecanismos de participação social, a exemplo dos Conselhos e Conferências Nacionais. 

Direitos aos jovens foram inseridos na Constituição Federal, por meio da Emenda 65/2010; recentemente, houve a aprovação da Lei nº 12.852/13, que instituiu o Estatuto da Juventude e que dispõe sobre os direitos dos jovens, as políticas públicas e a necessidade de criar conselhos no Estado e nos municípios, onde os jovens podem propor e cobrar ações públicas para beneficiar a juventude.

Aliás, é lamentável que o Conselho Estadual da Juventude ainda não funcione, e em Manaus, não tenha ainda Conselho Municipal.
 
No Amazonas, muitos jovens estão sucumbindo às drogas, pela dependência química e pela violência, um verdadeiro extermínio. A maioria dos presos é formada por jovens, sendo que depois poucos podem ajudá-los. Temos que mudar esse quadro! Apresentei na Assembleia Projeto do “Orçamento Jovem”, para saber quanto do orçamento está sendo investido para a juventude.

Outras ações com a temática juvenil vêm sendo apresentadas, envolvendo entidades diferentes da sociedade, como a Campanha da Fraternidade, a Jornada Mundial da Juventude, o Grito dos Excluídos, a comemoração pelos 40 anos da Pastoral da Juventude, além das diversas manifestações de junho em todo o País, encabeçadas pela juventude, demonstrando a luta por direitos fundamentais.

Hoje, promovo Audiência Pública na Assembleia Legislativa, para debater os problemas e cobrar as soluções para que o nosso jovem realize seus sonhos, sendo feliz e vivendo numa sociedade de paz.
 
*José Ricardo Wendling, economista e deputado estadual pelo PT
E-mail: deputado.josericardo@aleam.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário