Acessos

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Companhia de teatro italiana e Instituto Ler para Crescer apresentam ‘Pinóquio’, neste sábado

O projeto ‘Teatri Del Mondo’, desenvolvido por artistas italianos, e o Instituto Ler para Crescer, sediado em Manaus, apresentam, neste sábado (21), a peça teatral ‘Pinóquio’. A montagem é inspirada no clássico infanto-juvenil do escritor italiano Carlo Collodi, e que ganhou o mundo em versão adaptada por Walt Disney. A apresentação terá início às 19h, no Teatro da Instalação, Centro. A entrada é gratuita.

A ação cultural conta com apoio do Grupo Simões. Na entrada do evento, o Instituto também aceitará doações de alimentos não perecíveis, que serão doados a famílias carentes atendidas pela organização.

O espetáculo é resultado da união de dois projetos socioculturais, que uniram as iniciativas para beneficiar o público infanto-juvenil de comunidades em situação de risco social: ‘Teatri Del Mondo’, originário da Itália; e o Instituto Ler para Crescer, sediado em Manaus. A peça será encenada por 40 crianças e jovens, residentes no bairro Colônia Antônio Aleixo, que são atendidos pelo Instituto e que foram treinadas pelos artistas do projeto italiano.

O Instituto Ler para Crescer é uma Organização Não Governamental, que promove uma série de atividades lúdicas e artísticas, em sete comunidades de Manaus. A ONG atua com apoio de empresas da região como o Grupo Simões e atende um total de 250 pequenos na faixa-etária de 7 a 15 anos. A presidente do Instituto, Elaine Elamid, explica que as ações incluem a realização de oficinas e rodas de leitura, visitas culturais, feiras de livros, barco-biblioteca, que leva as atividades para comunidades ribeirinhas, dentre outras cujo objetivo principal é garantir o direito de crianças e jovens à educação e a brincar. O Instituto conta com o trabalho de mais de 30 voluntários.

A parceria do Instituto com o projeto ‘Teatri Del Mondo’ acontece em clima de ‘bis’. É a segunda vez que os artistas italianos escolhem Manaus, para ensinar a arte da interpretação a crianças e jovens de comunidades carentes. Todos os anos, o grupo italiano escolhe um local para desenvolver a iniciativa e o desfecho das atividades é a apresentação da montagem de um clássico do universo infanto-juvenil. Nesse ano, o público do Ler para Crescer participou de todas das fases da montagem – desde a criação das cenas principais até o grand finale. Na apresentação de sábado, o público poderá conferir o encerramento dessa edição do projeto.

Elaine frisa que a parceria inspirou o Instituto a incluir o teatro como atividade permanente na programação anual. “Vamos manter um grupo de teatro próprio, que fará atividades com as crianças todas as quartas-feiras”, contou. O Instituto desenvolve ações nas seguintes localidades: Colônia Terra Nova, Colônia Antônio Aleixo, Parque Nova Canaã, Rio Piorini, Cidade de Deus, São Jorge, e a comunidade Morada do Sol, no município de Iranduba, além das comunidades ribeirinhas, nas ações itinerantes do barco-biblioteca. 

Os últimos ensaios serão realizados quinta-feira (19) e sexta-feira (20), das 17h às 20h, no ILPC da Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste.

Outras informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Ler para Crescer podem ser obtidas no site http://www.institutolerparacrescer.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário