Prêmio Campeões da Terra 2013 é entregue em Nova Iorque

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) entregou nesta quarta-feira, no Museu de História Natural de Nova Iorque, o Prêmio Campeões da Terra 2013, que é destinado a líderes inovadores cujo trabalho tem impacto positivo para o meio ambiente.

Os premiados deste ano foram Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente do Brasil; o vice-presidente do Google Earth, Brian McClendon; o desenvolvedor do Sistema de Informação Geográfica, Jack Dangermond; o comissário de Meio Ambiente da União Europeia, o esloveno Janez Potocnik; o fundador do movimento Slow Food, o italiano Carlo Petrini; o professor do Instituto Scripps de Oceanografia, Veerabhadran Ramanathan, da Índia; e a diretora do Grupo Ecológico Sierra Gorda, a mexicana Martha Isabel Ruiz Corzo.

A cerimônia de premiação foi apresentada pela modelo brasileira e Embaixadora da Boa Vontade do Pnuma, Giselle Bündchen.

A ministra Izabella Teixeira recebeu o prêmio por ter desempenhado um papel-chave na redução do desmatamento na Amazônia e por conta da atuação internacional na defesa do meio ambiente . O italiano Carlo Petrini, fundador do movimentoSlow Food, foi reconhecido pelo seu trabalho visionário em melhorar a eficiência e a sustentabilidade das cadeias mundiais de agricultura e alimentação .

O movimento Slow Food possui mais de cem mil membros e está presente em 150 países, defendendo tradições alimentares locais, protegendo a biodiversidade e promovendo a produção regional de alimentos em pequenas de qualidade.

Os Campeões da Terra de 2013 estão colocando em prática ações, políticas e estratégias para acelerar transformações, são guias para um futuro sustentável , afirma o subsecretário-geral da ONU e diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner.

O Prêmio Campeões da Terra, que foi lançado em 2005, é o principal prêmio ambiental da ONU. Até hoje, 59 indivíduos e organizações foram premiados por sua liderança, visão, inspiração e ação com o meio ambiente. A lista de laureados inclui o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore; o ex-líder soviético Mikhail Gorbatchev; o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge; o presidente da Mongólia, Tsakhia Elbegdorj; o ex-presidente do México Felipe Calderon; a atriz chinesa e militante ambiental Zhou Xun; a Women s Environment & Development Organization (Wedo); e a cantora Angélique Kidjo, do Benin.

Fonte: com informações do Pnuma/ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avião faz pouso de emergência em uma praia na Somália.

Um avião turboélice modelo Fokker 50 realizou uma aterrissagem forçada em uma faixa de areia na Somália após apresentar falha técnica pouco ...