Acessos

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Prêmio Betinho 2013 homenageia catadores e catadoras


O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida Coep e a Rede Mobilizadores acabam de lançar a 6ª edição do Prêmio Betinho Atitude Cidadã. O período de votação para escolha das 23 pessoas que serão homenageadas começou em 16 de setembro. Nesta 6ª edição, 66 participantes concorrem ao prêmio que irá valorizar a atuação dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis e fortalecer o direito a condições dignas de trabalho e de vida, para além da perspectiva restrita da sobrevivência.

O eixo de atuação do COEP, no biênio 2013-2014, é o apoio aos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis. A proposta do Prêmio é dar visibilidade a estes trabalhadores e fortalecer as conquistas obtidas nos últimos anos, inclusive com a correta implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos , explica a coordenadora do Prêmio, Amélia Medeiros.

Ao votar, cada internauta terá a oportunidade de manifestar apoio à causa dos (as) catadores (as) e ressaltar a urgência da promoção de políticas públicas para a inclusão social desses trabalhadores, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

A indicação dos concorrentes é feita por integrantes da Rede Coep e entidades parceiras. Embora proponha uma votação, o maior objetivo é incentivar o votante a conhecer, valorizar e divulgar o trabalho de cada candidato.

O Prêmio Betinho - Atitude Cidadã foi criado em 2008 para homenagear o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, um dos fundadores do Coep. O Coep é uma rede nacional de mobilização social como resultado da articulação de Betinho. Criada em 1993, a rede se tornou-se, nesses 20 anos de atuação, uma das principais articuladoras de organizações públicas e privadas para implementação de iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Reúne mais de 1.100 organizações e mais de 35,8 mil mobilizadores.

A votação é feita pela internet: www.coepbrasil.org.br/premiobetinho.

Informações: (61) 3424-4926 ou 9293-9687.
Fonte: COEP Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário