quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Historiador lança livro a “Fundação de Itacoatiara” no ICET


O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), de Itacoatiara (176 km em linha reta de Manaus), sediará, no próximo dia 18, a palestra e lançamento do livro “Fundação de Itacoatiara”, de autoria do historiador Francisco Gomes da Silva.

O livro que é o primeiro da trilogia “Itacoatiara, 330 anos (1683-2013) - Verdades, mitos e lendas de uma cidade amazônica”, faz referência aos primeiros 75 anos de trajetória da cidade, ou seja, da fundação do núcleo que deu origem à cidade no Rio Madeira (1683), até a chegada do estadista colonial Mendonça Furtado (1758), cuja ação política propiciou a transladação do povoado para o local onde está localizada Itacoatiara, à margem do Rio Amazonas. 

O evento ocorrerá no dia 18 de setembro, às 18h no auditório do Campus Moysés Israel.

Após o lançamento haverá uma sessão de autógrafos, exposição de outras obras do autor e sorteios de livros.

As inscrições para a palestra ocorrem no período de 2 a 18 de setembro na sala da Divisão de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPEX) ou pelo e-mail muiraquitaseminariocientifico@gmail.com, e aos presentes será concedido um certificado de participação.

Sobre o autor

Francisco Gomes da Silva é natural de Itacoatiara, historiador, Promotor de Justiça aposentado, escritor e membro da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.