Acessos

sábado, 28 de setembro de 2013

Dia do Idoso é comemorado em Sessão Especial


Acontece às 10h desta segunda-feira (30), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Sessão Especial em homenagem ao Dia do Idoso. O evento comemorativo tem como autor o deputado José Ricardo Wendling (PT), líder do PT na Aleam, juntamente com a deputada Conceição Sampaio (PP).

No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, por meio da saúde e da integração social. As pessoas idosas são aquelas com mais de 60 anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade. O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

No Brasil, que tem cerca de 15 milhões de idosos, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, Dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999 para considerar as dificuldades, direitos e deveres a que estão sujeitos.

Já no dia 1º de outubro de 2003, foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições, como não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

“Porém, será que esses direitos são respeitados? Será que as comunidades valorizam a participação dos idosos? É uma pena que muitos idosos, com tantos conhecimentos, são desprezados em ambientes de trabalho e nas comunidades. Infelizmente, discriminações contra idosos estão presentes na sociedade”, disse o deputado, ressaltando que eles precisam ser tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional. “Por isso, essa Sessão Especial é uma justa homenagem a todos os idosos”.

Foram convidados para essa Audiência Pública, dentre outros órgãos e entidades: Conselho Estadual do Idoso no Amazonas (CEI), Fundação “Doutor Thomas”, Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Seas), Secretaria Estadual de Saúde (Susam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Delegacia Especializada de Crime Contra Idoso (DECCI), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, Secretaria de Estado de Juventude e Lazer (Sejel), Centro de Convivência Madalena Daou, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (COMDCAI/CMM), Fórum do Idoso, além de vários clubes de idosos e movimentos sociais.

Serviço

O QUE: Dia do Idoso é comemorado em Sessão Especial
QUANDO: Segunda-feira – dia 30 de setembro de 2013
HORA: 10h
ONDE: Plenário da Aleam
ENDEREÇO: Av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950 (antiga Recife) - Parque Dez

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário