terça-feira, 3 de setembro de 2013

Programa Bolsa Família completa 10 anos

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Em maio de 2013, um boato sobre a interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família geraram insegurança e tumultos em diversos pontos de saque do benefício, principalmente em estados do Nordeste. No dia 20/05, a presidenta Dilma se pronunciou em relação ao boato, qualificando-o de “desumano e criminoso”, além de defender a continuidade do Programa.