Acessos

domingo, 13 de julho de 2014

Pesquisa mostra que 78% dos turistas da Copa em Manaus querem retornar à cidade com mais tempo.

 A maior parte dos visitantes (36,3%) também era de jovens, de 21 a 30 anos

Uma pesquisa realizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), de 18 a 26 de junho último, mostrou que 78% dos entrevistados – turistas que estiveram em Manaus durante a Copa do Mundo - pretendem voltar à cidade com mais tempo para conhecer as belezas naturais da região. A pesquisa ouviu 438 pessoas durante a FIFA Fan Fest™.

A pesquisa foi realizada para avaliar o grau de satisfação dos visitantes com a proposta de também melhorar a demanda de atendimento no futuro. O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, explicou que a análise faz parte de uma ferramenta estratégica da fundação em termos de planejamento, investimentos em infraestrutura, qualificação e promoção turística. 

“Dizer que tivemos uma boa repercussão sobre Manaus é algo que vemos todos os dias, inclusive na imprensa internacional. Mas gostaríamos de entender também quem são nossos turistas, saber o que eles queriam e esperavam da cidade. Isso é uma forma de melhorarmos e investirmos sempre mais para atendê-los”. 

Dados

Do número total de entrevistados, 363 eram estrangeiros (82,9%) e 75 brasileiros, representando 17,1%. Dentre os estrangeiros, o maior número era proveniente dos Estados Unidos (24.4%), seguido da Colômbia (12,6%) e Venezuela (5,9%), que fazem fronteira com o estado do Amazonas.

“Tínhamos uma variedade de turistas, inclusive do País de Gales, Bósnia, Indonésia, Coréia do Sul, Alaska e Trinidad e Tobago. E todos se surpreenderam com nossas belezas, mas, principalmente, com a receptividade do povo manauara, que foi quem fez o diferencial nessa Copa, acolhendo a todos com muito carinho”, disse o diretor-presidente. 

A maior parte dos visitantes (36,3%) também era de jovens, de 21 a 30 anos. Dos entrevistados, 50,23% tinham permanência média de até quatro dias na região. Os turistas também aproveitaram para visitar outros locais próximos e fazer passeios curtos na selva. 

Em relação aos gastos, 69% afirmaram ter desembolsado aproximadamente R$ 200 por dia. “Ou seja, além de terem assistido aos jogos, visitado a Fan Fest e curtido a cidade, os turistas entraram no clima da região e aproveitaram as opções de lazer que a cidade oferece, movimentando a economia local. Isso é muito importante, pois prova que Manaus tem potencial para ser um grande polo turístico. Todos os investimentos da prefeitura feitos até o momento demonstraram que temos interesse em proporcionar ainda mais”, finalizou Bernardo.

Fonte: SEMCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário