Acessos

domingo, 13 de julho de 2014

Novo cupuaçu é resistente a praga e mais produtivo.

Clone foi desenvolvido pela Embrapa, no Amazonas.
Fruta típica do Amazonas, o cupuaçu é suscetível a pragas que atacam o fruto e destroem a produção, segundo a Embrapa. Uma nova espécie da fruta tende a mudar essa situação. Desenvolvida pela própria Embrapa, o novo cupuaçuzeiro é resistente à vassoura-de-bruxa e tem produtividade até cinco vezes maior do que a média regional. A Embrapa quer tornar as mudas acessíveis aos produtores ainda este ano.

Os estudos que resultaram na seleção da BRS 297, BRS 298, BRS 299, BRS 311 e BRS 312 como plantas superiores foram desenvolvidos por meio do programa de melhoramento genético do cupuaçuzeiro da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM). A alta produtividade das cultivares vai ser um fator decisivo para aumentar a competitividade do cupuaçu, aliando redução dos custos de produção e geração de emprego e renda, devido à quantidade maior e regularidade da produção.

Mas não é só isso. Segundo a Embrapa, as cultivares apresentam resistência acima de 85% à vassoura-de-bruxa, causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, cuja alta incidência na região amazônica é responsável por danos e até perdas de safra. As árvores também produzem frutos bonitos e bem formados, que atendem a todos os padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

Conforme a pesquisadora Aparecida Claret, as cultivares chegam a produzir entre sete e 10 toneladas por hectare. Enquanto isso, a média no Amazonas, conforme dados do IBGE de 2013, é de duas toneladas/ha. “O aumento da produtividade dos plantios poderá ser significativo à medida que as cultivares forem incorporadas ao sistema de produção de cupuaçu”, destacou.

O novo cupuaçu chega em boa hora. Se por um lado o fruto está valorizado no mercado, por outro, alguns agricultores se viam desestimulados a plantar devido à baixa produtividade que alcançavam.

Fonte: http://new.d24am.com/noticias/amazonas/novo-cupuacu-resistente-praga-mais-produtivo/115794

Nenhum comentário:

Postar um comentário