Acessos

terça-feira, 1 de julho de 2014

Heróis da Ditadura são homenageados em conjunto habitacional do Governo Federal do Amapá


No Amapá, o Governo do Estado juntamente com Governo Federal lançaram no último dia 23, o segundo maior conjunto habitacional em construção no País, denominado “Cidade Macapaba”. A obra faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida do PAC 02 do Governo Federal.

Na instalação da primeira etapa do residencial que contempla 1.148 famílias, as oito Ruas e a Principal Avenida do conjunto receberam nomes de importantes resistentes políticos que lutaram bravamente contra a Ditadura Civil Militar instaurada do no Brasil, no período de 1964 a 9185. A escolha desses nomes partiu da vontade do Governo do Estado e da Comissão Estadual da Verdade Chaguinha, de efetivação do direito à memória, a verdade e a reparação pública a bravos resistentes que tiveram suas vidas marcadas pelo Governo Ditatorial que na época se instalou no país.

Além da identificação das vias, a Comissão da Verdade Chaguinha, responsável por apurar crimes cometidos no período da Ditadura Civil Militar ocorridos no Amapá, também instalou nos centros de convivência do Conjunto Macapaba, banners com a Biografia de cada homenageado, para que os moradores do local saibam da vida e trajetória desses personagens.

Durante seu discurso no lançamento do Conjunto, o Governador do Amapá Camilo Capiberibe que, é filho de ex- presos políticos exilados falou diretamente para a Presidente Dilma Rousseff, sobre a importância das homenagens.

“Eu fiz questão que este conjunto fosse um monumento simbólico à Memória e à Verdade, pois a democracia Senhora Presidenta, foi o grande motor propulsor das mudanças que nosso País viveu nos últimos 20 anos” Destacou o Governador.

Camilo ressaltou ainda, que a democracia por meio do direito de votar foi que levou um operário a ser eleito Presidente da República, referindo-se ao mandato do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Ele disse também, que é preciso lembrar e reverenciar os que ousaram lutar, como a própria Presidenta Dilma que resistiu à Ditadura, “Cito ainda os meus pais, Senador João Alberto Capiberibe e a Deputada Federal Janete Capiberibe, presos políticos e exilados” enfatizou Capiberibe.

Memorial da Verdade

Na segunda fase, de conclusão total da obra Cidade Macapaba prevista para dezembro deste ano, serão entregue mais de duas mil moradias, além da construção do Pronto Socorro, Escola, creches e outras benfeitorias. A Comissão da Verdade terá também um espaço destinado para a implantação do Memorial da Verdade Macapaba. Um local destinado aos Alunos de Ensino Médio, que poderão ter acesso a livros, informativos e filmes com informações diferenciadas sobre o período da Ditadura no País.

Confira os nomes dos homenageados:

Carlos Mariguela, Miguel Arraes de Alencar, Leonel de Moura Brizola, Herbert Souza (Betinho), Rubens Paiva, Vladimir Herzog, Zuleika Angel Jones, Francisco Das Chagas Bezerra, Jorge Fernado Ribeiro (JORGE PADEIRO), Meton Jucá Junior, Aldony da Fonseca Araújo e Leonardo Antônio Gazel Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário