Acessos

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Waldemir visita Curitiba para conhecer o sistema de transporte público

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Waldemir José, viajou na última quarta-feira (22) para Curitiba. O objetivo da viagem é conhecer de perto o sistema de transporte público da cidade, que se tornou referência em todo país.

De acordo com os relatos do vereador, durante a manhã desta quinta-feira (23), visitou a líder do PT na Câmara Municipal de Curitiba, Professora Josete, que orientou nos procedimentos para conhecer o sistema de transporte da capital. Pela tarde, o parlamentar esteve na Empresa de Urbanização de Curitiba S.A. (URBS).

Em reunião na URBS, com a Relações Públicas Regina Sorgenfrei, o líder petista foi informado que em 1966 Curitiba já contava com um Plano Diretor (Lei 2828/66) exclusivo para o sistema de transporte. “Nesse plano, o Projeto urbano da cidade e sua aplicação levam em consideração o uso do solo, o sistema viário e o transporte Público. Ou seja, estes elementos passaram a ser pensados juntos para melhoria do transporte”, relatou.

“A URBS desenvolve um trabalho na área de transportes público que é referência nesse setor para o mundo. O preço da passagem é R$ 2,85, mas aqui esse preço é cobrado para integração que vai de Curitiba até mais 13 cidades vizinhas”, disse o parlamentar ao relatar o preço da tarifa de transporte. 


Além disso, o vereador verificou que existem na cidade projetos voltados ao setor estrutural. “Nas vias públicas existem corredores exclusivos para ônibus, ladeado por vias de tráfego lento em sentidos opostos, além de duas ruas paralelas de tráfego rápido, também em sentido opostos”, comentou o parlamentar.

Waldemir José informou, ainda, que observou aos cadeirantes nas paradas de ônibus e constatou que pegar ônibus, para eles, é comum e fácil. “Os cadeirantes entram nos ônibus sem precisar de ajuda de ninguém. Os pontos de ônibus são adaptados com acessibilidade para essas pessoas”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário