Acessos

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Enem encerra prazo de inscrições com recorde de 7,8 milhões de candidatos

Enem encerra prazo de inscrições com recorde de 7,8 milhões de candidatos
Provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro

O número de candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)fechou em 7.834.024. O prazo para inscrição encerrou às 23h59 dessa segunda-feira (27). O sistema chegou a registrar 120 mil inscrições por hora, sendo três mil por minuto. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, informou que o processo transcorreu normalmente.

Na manhã de segunda-feira, já estava superado o número de inscritos confirmados em 2012, que eram 5.971.290 candidatos. Este foi o número de pessoas aptas a fazer as provas, após o encerramento do prazo para pagamento. O total geral de inscritos de 2012, que foi de 6.495.000 candidatos, foi superado à tarde.

A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até esta quarta-feira (29). Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013 matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) -, que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) - e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes com mais de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário