Acessos

quarta-feira, 15 de maio de 2013

MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES GARANTE CIDADES DIGITAIS PARA O AMAZONAS


O deputado Francisco Praciano (PT/AM) se reuniu ontem (14/05), no Ministério das Comunicações, com o Ministro Paulo Bernardo. Acompanhado do Presidente do PT do Amazonas (ex-Senador João Pedro), Praciano foi pedir ao Ministro que seja dada celeridade na tramitação e aprovação dos projetos de Cidades Digitais para os municípios de Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Careiro, Codajás, Humaitá e Iranduba.

O projeto “Cidades Digitais”, do governo federal, existe desde o ano passado e foi criado visando modernizar a gestão das cidades com até 50 mil habitantes e melhorar o acesso da comunidade aos serviços de governo.

As cidades que fazem adesão ao projeto são selecionadas pelo Ministério das Comunicações, que analisa se as mesmas atendem as condições estabelecidas no Edital de Chamada Pública. Se aprovadas, recebem softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação, e os servidores públicos são capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede, assim como nas Tecnologias de Informação e Comunicação. O projeto também prevê a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação em locais definidos pelas prefeituras.

Os municípios amazonenses que, neste ano, manifestaram interesse em participar do projeto Cidades Digitais, contaram com o apoio (para a elaboração dos seus projetos) da PRODAM e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Praciano lembrou ao Ministro sobre os problemas que a falta (ou, em alguns casos, a má qualidade) da internet traz para os moradores dos municípios amazonenses, principalmente na área da saúde e da educação. O Ministro das Comunicações, após ouvir o deputado, garantiu que dará prioridade na análise dos projetos desses municípios.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário