quinta-feira, 16 de maio de 2013

ABI é invadida na madrugada desta quarta (15)

A sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi invadida na madrugada desta quarta-feira (15), supostamente por assaltantes que teriam entrado no prédio, através de andaimes. Foram levados bens materiais irrisórios. Os invasores danificaram, sobretudo, o sétimo andar, onde funcionam a administração, o site da ABI, a diretoria, dois pequenos auditórios. O nono andar, onde está o auditório principal, para 800 pessoas, ficou parcialmente sem luz, além do 11º e segundo andar. 

Na última hora, o lançamento do dossiê do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro, previsto para hoje, teve que ser transferido para o Clube de Engenharia. O evento, com apoio da ABI, foi organizado por inúmeras entidades e denuncia violações de direitos humanos no Rio de Janeiro, em consequência dos megaeventos. 

O estranho assalto pode ter sido motivado em razão do empenho da ABI pela abertura dos arquivos da ditadura e apoio à Comissão da Verdade. Suspeita-se, ainda, de represália ao projeto de lei de iniciativa popular por uma mídia democrática, com participação de membros da ABI. No saguão do prédio existe uma banca de recolhimento de assinaturas em favor do projeto popular, que atende às segundas, quartas e sextas, no final da tarde. A nota oficial da ABI sobre o ocorrido está sendo aguardada a qualquer momento. 

Fonte: Agência Petroleira de Notícias