Acessos

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Audiência Pública para discutir o Proama acontece na próxima segunda

A Audiência Pública para discutir o funcionamento do Programa Águas para Manaus (Proama), sua administração, bem como o abastecimento e o valor abusivo cobrado pela tarifa de água na cidade acontece na próxima segunda-feira (3), às 10h, no auditório Beth Azize (4º andar da Assembleia Legislativa do Estado - Aleam). A autoria do debate é do deputado José Ricardo Wendling (PT), com a participação do Governo do Estado, da Prefeitura de Manaus, da empresa Manaus Ambiental e da sociedade.

O Projeto do Governo nº 158/2013, que regulamenta o consórcio do Proama, podendo ficar a sua administração para a iniciativa privada (empresa concessionária Manaus Ambiental), por meio de licitação, será votado no plenário da Aleam, provavelmente na próxima semana, em regime de urgência. José Ricardo fez apelo aos demais parlamentares da Casa para que se discuta melhor esse consórcio que será firmado por 32 anos.

Ele apresentou uma emenda modificativa ao Projeto do Governo para alterar o artigo 1º da propositura, retirando o termo “concessão” do texto que trata sobre a ratificação do Protocolo de Intenções entre o Estado e o Município. “Defendo que a administração seja feita diretamente pelo Estado ou pela Prefeitura e não por concessão, que ficaria nas mãos da iniciativa privada. Minha preocupação é garantir água para as pessoas. Não concordo que a administração fique com essa concessionária que não fez investimentos e não cumpriu o contrato que possui hoje com o Município”.

Para o deputado, um assunto extremamente importante para a vida do povo de Manaus não pode ser votado ‘a toque de caixa’, igualmente como aconteceu na Câmara Municipal de Manaus (CMM). “Não podemos repetir os erros do passado, permitindo que uma empresa privada administre um Programa onde já foram investidos cerca de R$ 400 milhões”, disse ele, defendendo que o Proama seja administrado pelo poder público, já que água e esgoto não dão lucro para os empresários (afirmação dita pela própria concessionária em outras ocasiões).

O parlamentar ressaltou que, há muito tempo, o povo de Manaus vem sofrendo com a falta d’água. “O sistema está frágil e sucateado, já que em doze anos não houve investimentos por parte da concessionária”, disse ele, lembrando que, segundo o plano de metas da empresa, ao final de 2012, a cidade deveria ter 50% de esgoto, 51% de tratamento, como ainda 95% das residências com água encanada e regular. “Meta descumprida pela concessionária. Hoje, não temos igarapés, temos esgotos a céu aberto. E somente um terço da população tem água nas suas torneiras”.

Texto: Cristiane Silveira - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário