Acessos

terça-feira, 16 de abril de 2013

José Ricardo promove Sessão Especial pelos 10 anos de atuação da Fapeam no Amazonas

Às 14h desta quarta-feira (17), será realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) Sessão Especial pelos dez anos de atuação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento comemorativo tem como autor o deputado José Ricardo Wendling, líder do PT e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da Aleam.

No dia 21 de maio de 2013, a Fapeam completará 10 anos de atuação no Estado, com a missão de promover o amparo à pesquisa científica básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico e experimental, tendo como objetivo ampliar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação no interesse do desenvolvimento econômico e social.

Para José Ricardo, a Fapeam vem desenvolvendo um trabalho reconhecido nacionalmente por órgãos ligados à C&T (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes - e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI). “Muitos foram os avanços promovidos pela Fapeam nos últimos anos, com ações e programas implementados, que desde a sua criação, já ultrapassa os R$ 346 milhões, mostrando porque a entidade figura hoje entre fundações de amparo à pesquisa que mais e destacam no País”, comentou.

Na Aleam, o deputado apresentou, no ano passado, Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ainda em tramitação na Casa, que aumenta o percentual de investimentos em Ciência e Tecnologia, de 1% para 2%, vindos da arrecadação tributária. “Hoje, essa área recebe pouquíssimos recursos públicos para investimento, a fim de aquecer a cadeia produtiva da economia regional, na qualificação da mão-de-obra, além do Polo Industrial de Manaus, como o polo naval e no setor pesqueiro”, disse ele, ressaltando que essa ausência de investimentos dificulta a busca de novas formas de desenvolvimento para o Estado. 

Para essa cerimônia, foram convidados, dentre outros órgãos e entidades: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sect), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação de Medicina Tropical (TMT), Fundação Alfredo da Mata (FAM), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Polo Industrial de Manaus (CT-PIM).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário