Acessos

domingo, 21 de abril de 2013

Documentário 1964: Um Golpe contra o Brasil.


“Não há clareza para a atual geração do que foi o golpe e porque houve resistência a ele”. Para o diretor e militante Alipio Freire, a frase sintetiza o documentário "1964 - Um golpe contra o Brasil", lançado recentemente. O primeiro longa do diretor - Freire já dirigiu curtas e médias metragens -, mescla fotos, vídeos e entrevistas com 22 protagonistas da história (entre eles o do ex-ministro do Trabalho de João Goulart, Almino Affonso, e Aldo Arantes, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) entre 1961 e 1962) sobre o que ocorreu entre a campanha de Jânio Quadros para presidente, em 1960, e a posse do marechal Castelo Branco, em 15 de abril de 1964.

Para tentar entender o que deu origem ao golpe que derrubou o presidente João Goulart, Alipio Freire traz algumas revelações inéditas. Fala da participação dos Estados Unidos e dos interesses por trás da ditadura militar, entre outros.

O Núcleo de Preservação da Memória Política e a TVT - Televisão dos Trabalhadores disponibilizaram o documentário 1964 - Um golpe contra o Brasil na internet, em duas versões: completa e dividida em 10 capítulos - para facilitar a utilização por professores e organizações interessadas em debater o golpe de Estado.

Assista ao documentário completo clicando no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=jXUYZQWD-fg

Se optar por assistir ou baixar em capítulos, acesse os links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário