PRACIANO QUESTIONA SUSPENSÃO DA PEC QUE CRIA TRIBUNAIS FEDERAIS

Depois de ser informado de que o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), suspendeu a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 544/02 que cria quatro tribunais regionais federais (TRFs): da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª regiões, sendo que a última terá sede na cidade de Mansus, levou o presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, deputado Francisco Praciano (PT/AM), a denunciar que não existe falta de recursos financeiros para implantação dos tribunais regionais federais,o que existe é muita corrupção.

Praciano lembrou que em 2010, a FIESP publicou um relatório intitulado “corrupção: custos econômicos e propostas de combate”. O relatório da... FIESP informa que, embora o Brasil tenha reduzido a corrupção percebida entre 2008 e 2009, o país ainda apresenta um índice bastante elevado: Entre 180 países, o Brasil ocupou, em 2009, a 75ª colocação no ranking de corrupção percebida elaborado pela ONG Transparência Internacional.

No caso do Brasil, em particular, atua a corrupção como um potente freio ao almejado crescimento econômico do país, na medida em que:

- Reduz o incentivo ao investimento produtivo; 
- Desestabiliza o ambiente de negócios do país; 
- Gera a alocação ineficiente dos recursos e a ineficiência na administração pública; 
- Provoca queda nas receitas arrecadadas do governo; 
- Reduz a eficácia dos recursos distribuídos pelo setor público e, ainda, distorce a composição dos gastos públicos. 
- Informa, por fim, o estudo elaborado em 2010 pela FIESP que o custo médio anual da corrupção no Brasil é estimado entre R$ 41,5 bilhões e R$ 69,1 bilhões (de acordo com dados de 2008 e 2009).

Para Praciano, sem a corrupção daria para implantar levar justiça para todos os municípios do País.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.