Acessos

terça-feira, 16 de abril de 2013

Índios terão direitos em Manaus

Na semana do Índio, o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Waldemir José PT, na manhã desta terça-feira (16), comemorou a aprovação do parecer favorável da Comissão de Educação ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (Loman), N.004 de 2012, de sua autoria, que trata do reconhecimento cultural, histórico e social dos povos indígenas residentes na cidade de Manaus.

Para o vereador Waldemir José, é um absurdo que uma cidade de origem indígena e que possui uma grande população de índios, não tenha na sua Lei maior uma sessão dedicada ao reconhecimento histórico e cultural e de direitos sociais, como: educação, habitação, saúde e de participar ativamente das decisões de governos. “A nossa proposta resgata uma dívida histórica com os índios que fazem também parte da vida da cidade.”, disse.

A proposta, que foi uma solicitação dos movimentos indígenas da cidade, está em tramitação na Casa Legislativa desde o ano passado e já recebeu pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Educação (Comed) e será apreciada pela Comissão de Saúde (Comsau) antes da sua aprovação final pelo plenário do Poder Legislativo.

O líder petista espera a sensibilidade dos vereadores para que, ainda no mês de abril, esse projeto seja aprovado e a comunidade indígena possa cobrar do Poder Público direitos que hoje lhes são negados.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário