Acessos

terça-feira, 16 de abril de 2013

4G estará disponível já na Copa das Confederações



A tecnologia 4G estará disponível até 30 de abril para os usuários de smartphone nas seis cidades-sede da Copa das Confederações - Brasília, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte - de acordo com o Ministério das Comunicações. Duas capitais do país já operam o serviço: Curitiba e Recife.

A tecnologia opera em várias frequências no mundo. Alguns países utilizam a de 2,5GHz, outros a de 1,8 GHz e 2,1 GHz e outros ainda a faixa de 700 MHz. A primeira já foi licitada no Brasil. A utilização da faixa de 700 MHz para o 4G só poderá ocorrer depois da digitalização da TV aberta no Brasil, que hoje ocupa essa faixa.

A frequência de 2,5 GHz é utilizada por vários países europeus, como França, Espanha e Alemanha. Já na Ásia, o uso da frequência de 2,5 GHz para 4G é predominante. Posteriormente, a faixa de 700 MHz poderá também ser destinada para a banda larga no Brasil. 

Atualmente, diversos fabricantes oferecem smartphones que operam a tecnologia 4G em diferentes frequências. A União Internacional de Telecomunicações estuda unificar a produção de aparelhos para que operem o 4G em multifrequência, como ocorreu na implantação da tecnologia 3G no mundo. Como toda tecnologia nova, o período de implantação requer adaptações e a tendência mundial é que os fabricantes passem a oferecer smartphones que consigam operar a tecnologia 4G em múltiplas frequências.

Ainda segundo informações do Ministério das Comunicações, a recomendação para estrangeiros em visita ao Brasil é a mesma para os brasileiros em visita a outros países: comprar um chip nacional para utilização em seu aparelho celular porque assim evitará o alto custo do roaming internacional. Para utilizar os serviços da rede 4G é necessário que o aparelho seja compatível com a tecnologia oferecida no Brasil. Ou seja, se o turista tiver um aparelho que opera em 4G na faixa de 2,5 GHz, poderá adquirir um chip associado a um plano de dados para essa tecnologia e utilizá-lo em seu smartphone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário