terça-feira, 25 de março de 2014

Waldemir detecta problemas crônicos no sistema de transporte


Após as fiscalizações realizadas pelo vereador Waldemir José (PT) e sua equipe nas estações de ônibus que atendem os bairros de Petrópolis, Cidade Nova, Japiim I, Mauzinho, Colônia Antônio Aleixo e Jorge Teixeira, nas quais detectou ausência do Poder Público atuando no sistema de transporte público da cidade, o parlamentar anunciou na manhã desta terça-feira (25), durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que entregará relatório ao Ministério Público do Estado (MPE/AM) para que obrigue a Prefeitura a realizar fiscalização quanto à execução do contrato com as empresas de ônibus. Além disso, ele enviará também cópia do relatório à Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) para que tome as devidas providências.

De acordo com o relato do parlamentar, o principal problema do sistema de transporte da cidade é a falta de fiscalização por parte da Prefeitura nas estações de ônibus, o que permite às empresas decidir os horários de saída dos coletivos, o tempo de disponibilidade e a quantidade de veículos oferecidos à população. “Durante a fiscalização, constatei que não há nenhuma presença do Executivo Municipal nas estações de ônibus e terminais de integração fiscalizando se as empresas estão cumprindo com suas obrigações, conforme determina o contrato”, disse Waldemir.

Ele relatou, ainda, que entre 21h00 e 23h00 a situação piora ainda mais para os usuários do transporte público, pois não existe nenhuma fiscalização e as empresa reduzem, ainda mais, os veículos demandados para atender às necessidades da população. O relatório aponta, também, que os ônibus não cumprem os horários de saídas e não fazem o trajeto completo, pondo em riso a vida da população que é obrigada a andar longas distâncias para suas residências.

Para Waldemir, essa situação aponta mais um descaso da Administração Municipal com a cidade. Por esse motivo ele solicitará ao MPE/AM a realização de uma ação que obrigará a Prefeitura a tomar as devidas providências para a melhoria do sistema do transporte público da cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação