sexta-feira, 14 de março de 2014

Lançado Fórum Permanente de Políticas Públicas de Capoeira do Amazonas


Foi lançado no início da noite de hoje (14), no auditório da Vila Olímpica, o Fórum Permanente de Políticas Públicas de Capoeira do Amazonas (FORCAP). Prestigiaram o evento Mestres de capoeira, alunos de academias, simpatizantes e apoiadores. O coordenador é o Mestre Cristiano Corrêa e o vice-coordenador o Mestre Renato Meireles.
 

A palavra capoeira significa "o que foi mata", refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, sendo caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. 


O fórum tem por finalidade lutar por políticas públicas voltadas para a Capoeira, buscar a profissionalização da Capoeira no Amazonas e promover capacitação dos seus membros sobre as diretrizes curriculares da história e cultura afro-brasileira e Estatuto da Igualdade Racial.