sábado, 8 de março de 2014

Uso da internet é maior que da TV, mas metade ainda não acessa


A Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 mostra dados muito relevantes sobre o hábito dos brasileiros em relação à comunicação. Esses hábitos refletem as mudanças velozes pelas quais passa a nossa sociedade. O levantamento foi encomendado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a SECOM.

Uma das constatações é a de que o brasileiro passa mais tempo navegando na internet do que vendo TV ou ouvindo rádio. De segunda a sexta-feira, a média de uso da internet é de 3h39. A de TV é de 3h29; e a de rádio, 3h07. Os jornais ficam lá atrás, em último, com 1h05. No entanto, a metade dos brasileiros ainda não acessa a rede.

Segundo a pesquisa, apenas 3% dos brasileiros nunca veem TV. Mas 53% não têm o hábito de usar a internet. Ou seja, a tendência é a de que a TV, o rádio e o jornal percam cada vez mais espaço para a web nos próximos anos.

Hoje a televisão é usada diariamente por 65% dos entrevistados. O rádio, por 61%; e a internet, por 47%. E apenas 6% têm o hábito de ler jornais diariamente. E 85% nunca leem revistas.