Acessos

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Exposição “Pintura de Mitos e Lendas do Povo Baré” começa nesta terça na Aleam


Inicia nesta terça-feira (4), às 10h, no hall Deputado Homero de Miranda Leão, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), a exposição "Pintura de Mitos e Lendas do Povo Baré”, com a presença de artistas plásticos e de autoridades locais. A mostra é dos artistas Tikiri-IcaréMirin- Karapanã- Tapira- Pada- KunhaMiry e segue até o próximo dia 7 de junho, das 8h às 14h, contando com 40 telas e gravuras.


A proposta é da mestra em tecelagem brasileira e autodidata em artes, Minnie Sardinha, que recebeu o apoio do deputado José Ricardo Wendling (PT) para a realização da exposição na Aleam. Ela é considerada a curadora da mostra, já que trabalha há cinco anos com os indígenas Barés da Comunidade Nova Esperança, situada no Rio Cuieiras, Município de Manaus.


A ideia surgiu do desempenho de cinco artesãos, que foram orientados pela mestra no desenvolvimento das artes plásticas e que, a cada dia, surpreenderam com sua arte e no interesse em ampliá-la. “Ofereci-me para fazer toda a curadoria da exposição, no sentido artístico, e fornecer o material para a confecção das obras. O resultado das vendas será para a produção e a continuidade do trabalho desses artistas”, declarou Minnie Sardinha.

Segundo a curadora da exposição, as obras de arte apresentadas são muito bem acabadas e possuem um perfeito critério de cores, além de serem diferentes e originais, já que usam temas rupestres, mitos e lendas com estilo “naif”.

Para o deputado, a exposição é um exemplo que deve servir de orgulho para o Amazonas. “São artistas regionais expondo com o objetivo de divulgar a cultura local, proporcionando independência financeira para a produção sustentável de suas obras, uma iniciativa que merece todo o apoio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário