Acessos

segunda-feira, 14 de abril de 2014

"Workshop Internacional de Uso e Cobertura do Solo" ocorre nos dias 23 e 24 de abril


A Universidade Federal do Amazonas coordena, juntamente com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Workshop Internacional de Pesquisas de Uso e Cobertura Vegetal com Radar Ótico, evento que acontece nos dias 23 e 24 de abril, no auditório Paulo Burheim, no setor Sul da Instituição. 

O evento tem como objetivo a troca de experiências entre estudiosos do assunto, ao passo que irá promover uma oficina de projeto multi-sensor e multi-escala de dados de sensoriamento remoto para exame de Uso da Terra/Cobertura Disturbance, em escala regional na Amazônia brasileira. A iniciativa é financiada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, programa Professor Visitante do Exterior (PVE) do CNPq, e patrocinado pela Michigan Universidade Estadual (MSU) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A oficina também é uma colaboração entre o programa de pós-graduação UFAM em Ciência Florestal e Meio Ambiente e do programa de pós-graduação Sensoriamento Remoto do INPE. É financiado pela CAPES através do projeto de extensão acadêmica PROCAD NF2009 "Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas-SIG Aplicados como Ciências Florestais e Ambientais".

Segundo o co-presidente do evento, professor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) Lizit Alencar da Costa, a partir do Workshop, pretende-se desenvolver métodos/modelos para mapeamento e monitoramento perturbação do uso da terra/cobertura em escala regional na Amazônia brasileira através da integração multi-sensores e multi-escala de dados de sensoriamento remoto.

Inscrição on line - Os interessados em participar do evento devem efetuar sua inscrição no endereço http://www.dpi.inpe.br/msuinpe/registration.html. Foram disponibilizadas 80 vagas para o público externo e estudantes que receberão certificado de participação por 16 horas complementares de atividade extracurricular. 

Programação - Na programação do evento, que se inicia às 09h do dia 23 de abril, serão abordados os temas: “Estudos da dinâmica de ocupação do solo na Amazônia: a experiência do Laboratório UFAM de Geotecnologias”, com o professor da Faculdade de Ciências Agrárias, Lizit Costa; “Amazônia classificação do uso da terra / cobertura”, com o professor da Universidade do Estado de Michigan, Dengsheng Lu; “Métodos de aumento de escala ea avaliação precisão”, com o professor da Academia Chinesa de Ciências Yunfeng Hu, mais “Multitemporal classificação abordagens para imagens de sensoriamento remote”, com o professor Gilson Costa, da Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro e “A decisão de fusão metodologia para combinar múltiplas fontes LCLU mapas”, com o representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Luciano Dutra. 

No dia 24, cuja programação também terá às 09h, as temáticas levadas à discussão serão: “Um sistema integrado de filtragem, segmentação e classificação de imagens SAR polarimétricos”, com a representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Corina Freitas e Sidnei Sant'Anna; "Avaliação da precisão local e global para as classificações de dados espaciais", com o representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Carlos Felgueiras; “"Métodos de estimativa de biomassa de sensoriamento remoto”, Dengsheng Lu, da Universidade Estadual de Michigan, além do tema a "Importancia dos Dados de Satélites de Observação da Terra, Ópticos e de micro-Ondas, parágrafo a Proteção da Amazônia", com Rogério Guedes Soares , do Sistema de Proteção da Amazônia e “A influência da resolução sobre a avaliação de precisão”, com Eliana Pantaleão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Fonte: http://www.ufam.edu.br/index.php/eventos/2224-workshop-internacional-de-uso-e-cobertura-do-solo-ocorre-nos-dias-23-e-24-de-abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário