Acessos

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Papa Francisco lava os pés de doze deficientes nesta Quinta-feira Santa

Papa Francis beija o pé de uma pessoa com deficiência na igreja S. Maria della Providência, em Roma (Tony Gentile/Reuters)

O Papa Francisco cumpriu nesta Quinta-feira Santa o ritual do lava-pés em doze pessoas com deficiência, incluindo um menino líbio muçulmano, em uma cerimônia em uma igreja da periferia de Roma.

O pontífice, que teve grande dificuldade para ajoelhar-se e levantar-se da almofada branca em que se apoiava, derramou água, secou e beijou os pés de cada um dos doze escolhidos.

Francisco, aparentemente exausto, foi ajudado por dois assistentes, entre eles o encarregado das cerimônias, o monsenhor Guido Marini.

O papa visitou um centro de reabilitação em uma igreja de Roma (Tony Gentile/Reuters)

"O legado que Jesus nos deixou é o de sermos servos uns dos outros", disse Francisco ao iniciar a cerimônia, que foi acompanhada por canções simples em italiano.

"Lavar os pés é um gesto simbólico, porque eram os escravos, os servos, os encarregados de lavar os pés dos convidados, porque naquela época as estradas eram de terra e, quando chegavam a uma casa, era necessário lavar os pés", explicou.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2014/04/17/interna_mundo,423633/papa-francisco-lava-os-pes-de-doze-deficientes-nesta-quinta-feira-santa.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário