Acessos

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Waldemir comemora o Decreto que institui a Tarifa Social


“A Tarifa Social sempre foi minha bandeira de luta, por isso, considero uma conquista do meu mandato e, sobremaneira, da população de Manaus”, disse o vereador Waldemir José (PT) ao comemorar a publicação do Decreto, na última sexta-feira (4), que institui a nova Tarifa Social dá água, assinado pelo prefeito Artur Neto (PSDB) e pelo então governador do estado Omar Aziz (PSD). 

De acordo com Waldemir José, a Tarifa Social, criada durante o Governo do ex-presidente Lula como item da Lei de Saneamento Básico, é uma redução para usuários de baixa renda, podendo representar até 40% de economia no valor das tarifas de água e esgoto para essas famílias da cidade de Manaus. 

Ele lembrou, ainda, que, desde o início de seu mandato como vereador vem travando lutas pela implantação desse benefício, como é o caso da criação da Comissão Especial para tratar do tema e dos 5 requerimentos solicitando Audiência Pública para debater a Tarifa Social e também a implantação e gestão do Programa Águas para Manaus – Proama. Além dos inúmeros ofícios encaminhados à Prefeitura solicitando esclarecimento e informações acerca do sistema de abastecimento de água da cidade, bem como da Tarifa Social. 

Mas, para Waldemir, o que justifica sua luta constante é a necessidade de implantação desse benefício, considerando a situação econômica e a saúde das famílias de baixa renda da cidade. “Existem 127 mil famílias que necessitam da Tarifa Social, mas apenas 5 famílias haviam sido beneficiadas. Se o abastecimento de água for suspenso para essas pessoas, levará a prática de ligações clandestinas o que pode acarretar danos à saúde e despesas para o Poder Público”, reafirmou o petista. 

Além disso, o parlamentar aponta um ganho significativo para população a partir da efetivação desse benefício. “A economia de um mês que as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família terão com a Tarifa Social é três vezes maior que o valor do custo que a população tem com o mandato de um parlamentar, por exemplo. Por isso, apoio e irei defender a efetivação desse benefício, fiscalizando sua aplicabilidade”, concluiu Waldemir José. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário