Acessos

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Grito dos Excluídos - Por José Ricardo Wendling*


Neste dia 7 de setembro – Dia da Independência – milhares de cidadãos e cidadãs vão às ruas do Brasil e também de Manaus para gritar contra todas as formas de injustiças que causam destruição da vida. É o Grito dos Excluídos e das Excluídas, uma manifestação popular organizada por entidades da Igreja Católica, em parceira com a sociedade civil, comprometida com as causas dos excluídos. E este ano, traz como tema ‘A exclusão dos jovens’ e como lema, ‘Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular’.

Será que o Estado, as instituições públicas estão a serviço da juventude? Será que os direitos dos jovens estão sendo respeitados? Por isso, os jovens gritam pelos seus direitos, por justiça e pela defesa da vida!

É o Grito dos que não têm saúde e que sofrem nas enormes filas e com a demora no atendimento médico. É o Grito dos jovens, que são sucumbidos pelas drogas e pela violência. E é o Grito das mulheres, ainda agredidas e violentadas até mesmo dentro da família.

É o Grito dos que não têm água! O povo ainda sofre com falta d’água, principalmente, quem vive nas zonas norte e leste da cidade.

É o Grito dos que não têm um transporte digno! Serviço está um caos, com longas filas nos terminais, tarifa cara e sem abrigos de ônibus. Também é o Grito dos que não têm moradia! Para os mais pobres sonharem com um lar, têm que entrar num cadastro em que quase nunca são chamados.

É o Grito pela falta de segurança! Poder público ainda não garante segurança para todos na cidade e também no interior. E é o Grito por uma educação de qualidade, pela cultura e pela inclusão digital.

Uma grande vitória dos jovens foi a aprovação do Estatuto da Juventude pelo Congresso Nacional. Na Assembleia, estou com o Projeto Orçamento Jovem, para discutir com a juventude o destino dos recursos públicos.

Estando no seu 19º ano, o Grito 2013 tem concentração no Shopping Grande Circular, às 15h do dia 7/9. Estarei lá e convido todos a participar.

* Deputado Estadual pelo PT-Am.

Nenhum comentário:

Postar um comentário