Um chute na cara do pessimismo e do derrotismo


Os dados sobre a produção de automóveis e a ata do COPOM (Comitê de Política Monetária) divulgada ontem são um chute na cara do pessimismo e do derrotismo. Contrariam os que querem, via combate à inflação, impor a política de austeridade à la troika (FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia).

A produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil subiu 9% em agosto na comparação com julho, segundo dados da ANFAVEA. Foram 340.469 veículos, contra 312.300 no mês anterior. “É o 2º melhor agosto da história do setor”, afirmou o presidente da associação, Luiz Moan. No acumulado de janeiro a agosto, a produção subiu 13,7% com 2,5 milhões de unidades.

Com os novos números, a ANFAVEA reajustou a previsão para 2013. Agora, estima-se o recorde de 3,79 milhões unidades, alta de 11,9% sobre 2012. A previsão inicial era de 4,5%.

Já a ata do COPOM diz que o comportamento da política fiscal do governo tende à neutralidade, o que vai impactar menos a inflação.

Esperem sentados

Como já disse no início, isso tudo frustra os saudosistas do neoliberalismo, dos interesses dos rentistas e do capital financeiro internacional.

Daí a gritaria na mídia e nos blogs dos escribas economistas contra a ata do COPOM, dizendo que o Banco Central faz aposta arriscada ao expressar essa avaliação sobre a inflação. Alguns desses escribas pagos a preço de ouro – digo, de dólar – para escrever contra o governo e sua política econômica…

Querem mais juros e mais corte de gastos, querem recessão, queda do consumo e dos salários. Querem um ajuste que traga desemprego, para, segundo eles, aumentar a produtividade, reduzir custos e dar competitividade ao nosso comércio externo. Mesmo à custa da queda do nível de vida e renda do povo. E de preferência com a nossa derrota nas eleições de 2014. Esperem sentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avião faz pouso de emergência em uma praia na Somália.

Um avião turboélice modelo Fokker 50 realizou uma aterrissagem forçada em uma faixa de areia na Somália após apresentar falha técnica pouco ...