Acessos

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Waldemir propõe criação da Frente Parlamentar Municipal de Defesa da Educação.


Com o intuito de promover a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), o vereador Waldemir José (PT), na manhã desta quinta-feira (5), protocolizou requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para realização de Audiência Pública com atores envolvidos com a Educação no município e ainda propôs a instalação de uma Frente Parlamentar Municipal de Defesa da Educação. 

A Câmara dos deputados aprovou, na semana passada (28/05), um dos mais importantes Projetos de Lei já votados pelo Congresso Nacional: o texto base do Plano Nacional de Educação (NE) para os próximos dez anos. As metas e estratégias que constam no texto aprovado já asseguram um avanço para educação no país, entre seus objetivos, destacam-se: o aumento progressivo do investimento público para essa área; a erradicação do analfabetismo no país; a valorização dos trabalhadores em educação e a equiparação salarial dos educadores com dos profissionais de formação equivalente. 

Para Waldemir José, essa medida aplicada pelo Governo Federal tem uma importância estratégica não só para o Brasil, mas, também para cidade de Manaus, “porque a partir desse plano, que já está na segunda versão, a educação terá uma sequência de ações sistemáticas que contribuirão para superação de suas próprias metas e alcance do objetivo principal que é uma educação de qualidade no país”. 

Além disso, ele lembrou que atualmente o país gasta 5,7% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em educação. Com a implantação do PNE, o Brasil deverá chegar, nos próximos 10 anos, a utilizar 10% de sua arrecadação e os professores do município terão, em 5 anos, seus salários equivalentes a qualquer outro profissional de educação, ou seja, não importa se ele leciona para o ensino fundamental, médio ou superior. “Estamos vivendo um momento importante na educação. Esse plano só foi possível por causa dos Royalties do pré-sal”, pontuou Waldemir. 

Por isso, o vereador julga importante a criação da Frente Parlamentar Municipal que terá a missão de promover fóruns, seminários, reuniões, dentre outras atividades, com entidades que tratam da educação em Manaus, bem como a realização de Audiência Pública objetivando a efetivação do PNE aqui na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário