quarta-feira, 18 de junho de 2014

Vexame: FHC é o pior cabo eleitoral do país.


E Aécio Neves, então, está “bem na foto”, com um padrinho político nessa situação, hein! No Portal Carta Maior um destaque à pesquisa Datafolha que mostra o que todos já sabem ou pelos menos suspeitavam: o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso é o pior cabo eleitoral do país. Pois é… Daí a operação “abafa” FHC propalada pelos candidatos do PSDB à Presidência da República nas campanhas anteriores, José Serra (2002 e 2010) e Geraldo Alckmin (2006).

Serra escorraçou FHC de seus palanques em 2002 tamanho o desprestígio eleitoral do então presidente FHC que lhe tirava votos e tentou exilá-lo em 2010, para que ele só voltasse ao Brasil terminada a disputa presidencial daquele ano. Mas. José Serra. perdeu as duas. Alckmin o que mais queria em sua campanha eleitoral de 2006 é que o nome do ex-presidente fosse esquecido e, quando ele era lembrado, o candidato tremia.

Pois esta pesquisa de agora, concluída no último dia 5, ouviu 4.337 eleitores em 207 municípios de todo o país. Dentre os entrevistados, 57% disseram que não votam, de jeito nenhum, no candidato indicado pelo ex-presidente tucano. E, pasmem: a rejeição a Fernando Henrique acontece até mesmo entre os eleitores que dizem preferir o candidato tucano Aécio Neves: 43% destes disseram que não votariam em um candidato apoiado por FHC.

Já, o ex-presidente Lula…

Ao contrário do ex-presidente tucano, o líder petista é o maior cabo eleitoral do país, capaz de influenciar a decisão de 36% dos entrevistados que votam em seu indicado. Além desses 36% afirmam votar com certeza no candidato apoiado por ele e 24% são expectativa, esperança, dizem que talvez o fariam.