Acessos

terça-feira, 13 de maio de 2014

O FNRU saúda os 4 novos integrantes da sua coordenação nacional.


Quatro entidades ingressaram na coordenação nacional do FNRU (Fórum Nacional Reforma Urbana) durante a reunião ocorrida em Recife, PE, na última semana de abril: Cáritas Brasileira, Cearah Periferia, o Centro de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é um movimento social popular que luta para reforma urbana e pelo socialismo. Foi fundado em Belo Horizonte em 1999 e atuam hoje em 13 estados, com uma estrutura de assembleias locais e congressos municipais, estaduais e nacionais. Entre as atividades do MLB, inclui a coordenação de ocupações e construções de habitação de interesse social por meio do programa Minha Casa Minha Vida Entidades. O IV Congresso Nacional do MLB acontecerá nos dias de 25, 26 e 27 de julho em São Bernardo do Campo, São Paulo.

O Centro de Direitos Econômicos e Sociais (CDES) é uma ONG que foi criada em 2000. Trabalha no Rio Grande do Sul, no apoio a consolidação da luta urbana pelo acesso a terra, mediante a defesa jurídica de assentamentos informais contra os despejos, e o apoio à produção habitacional de interesse social. O CDES desenvolve o monitoramento dos direitos humanos com potencial de violação em virtude de megaprojetos de desenvolvimento e também dos megaeventos esportivos. Igualmente, finalizou em 2013 uma pesquisa nacional sobre "Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos".

A Cáritas Brasileira foi fundada em 1956 e é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre os objetivos da Cáritas está o de fortalecer a sociedade para democratizar o Estado, ampliando a participação social nas políticas públicas e, consequentemente, na garantia da cidadania ativa. Para apoiar este objetivo, a Cáritas está presente no Conselho das Cidades e os Conselhos Nacionais de Desenvolvimento Rural Sustentável, de Economia Solidária, de Segurança Alimentar, da Defesa Civil, das Cidades e da Assistência Social.



O Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos - CEARAH Periferia é uma ONG fundada em 1991, em Fortaleza. Trabalham com o fortalecimento do movimento popular urbano para uma intervenção propositiva no processo de desenvolvimento urbano integrado, sustentável e solidário. Entre seus objetivos estão: contribuir para democratização do planejamento urbano por meio da integração de políticas de desenvolvimento, a partir de intervenção interdisciplinar e capacitar o movimento popular para o exercício da cidadania.

Para Gabriela Pinto, da ActionAid Brasil, “a chegada das 4 entidades é importante para que a agenda da reforma urbana e do direito à cidade seja cada vez mais fortalecida diante do contexto da intensificação das violações de direitos humanos no Brasil."

Sobre o CDES fazer parte da Coordenação do FNRU, Cristiano Muller advogado da entidade falou que, "nossa expectativa é a mais positiva possível. Localmente o CDES já esta integrado na pauta da reforma urbana por meio do FERU/RS e do Fórum Sul de Reforma Urbana e a atuação na coordenação nacional facilitará ainda mais o diálogo com a rede da reforma urbana e a militância por cidades para todos e todas e sem violação aos direitos humanos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário