Nova pesquisa IBOPE: Dilma volta ao pódio de vitória no 1º turno.


Nova pesquisa IBOPE, saída há pouco do “forno” e com boas notícias para petistas, aliados e para todos aqueles que confiam que na eleição de outubro a esperança volta a vencer o medo, o atraso volta a ser enterrado e o Brasil vence. O levantamento indica que a presidenta Dilma Rousseff, a candidata do PT à reeleição – confirmada há poucos dias pelo ex-presidente Lula, lembram-se? – voltou a subir e, mantida a tendência e confirmado esse cenário, vence já no 1º turno dia 5 de outubro próximo.

Por este IBOPE as intenções de voto na presidenta na eleição deste ano voltaram a subir, oscilaram positivamente um pouquinho, mas acima da margem de erro, e ela saiu de 37% da pesquisa anterior do instituto em abril e foi para 40% este mês. A pesquisa, com margem de erro de 2% para mais ou para menos, foi feita entre os dias 14 e 19 deste mês, portanto até domingo pp. O IBOPE ouviu 2002 pessoas em 140 municípios de todas as regiões brasileiras.

O fato é que por esta pesquisa divulgada hoje a presidente Dilma vence no 1º turno porque a soma da intenção de voto de todos os outros candidatos atinge 36%, contra 40% que ela totaliza. O candidato tucano à Presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi de 14% para 20% e o do PS, ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, de 6% para 11%. O Pastor Everaldo (PSC) subiu dentro da margem de erro (no IBOPE anterior estava com 1¢) e chegou a 3% .

Mídia registra melhora de Dilma na pesquisa quase com tristeza

Os demais pré-candidatos Eduardo Jorge (PV) e José Maria (PSTU), ambos tiveram 1%. Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) não pontuaram. Entre os eleitores entrevistados, 14% ainda manifestam a intenção de votarem branco ou nulo, e 10% não sabem ou não responderam.

A pesquisa está sendo divulgada na internet desde o meio desta tarde e o que chama a atenção é que os mesmos onlines que, com base em pesquisas anteriores recentes, faziam manchetes vistosas para anunciar que a presidenta Dilma não venceria mais no 1º turno, teria de disputar o 2º, agora que ela voltou a ter chances de liquidar a disputa já na 1ª etapa, põem esse dado pelo meio ou no fim das reportagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.