Acessos

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas lança guia de espécies 'Árvores do Sul do Amazonas'

lançamento-guia-de-especies-3

O livro traz mais de 40 espécies importantes para a restauração florestal e produção agroflorestal, com informações práticas sobre como realizar a identificação, coleta, manejo e beneficiamento de sementes, plantio e uso das árvores nativas da região.

De autoria dos pesquisadores Gabriel Carrero e Marcelo Jacaúna, do Idesam; Raylton Pereira e Manuel Vieira Lima Junior, do Centro de Sementes Nativas da Amazônia – CSNAM/Ufam, a obra é resultado de mais de dois anos de estudos e pesquisas sobre as espécies amazônicas, realizados no sul do estado.

Segundo Gabriel Carrero, coordenador do Programa Mudanças Climáticas do Idesam, a publicação surge com o objetivo de estabelecer relações de aproximação entre a comunidade rural e o conhecimento acerca das espécies de interesse econômico e ecológico da flora local no sentido de promover o cultivo e a utilização das espécies amazônicas de forma adequada, além de criar mecanismos para diminuir o desmatamento na região.

“Esperamos que o conhecimento que este guia apresenta sirva para aumentar a adoção de práticas que incluam o componente florestal, pois sabemos que árvores consorciadas aumentam a produtividade e a saúde dos sistemas produtivos”.


A obra contou com o apoio do Fundo Vale e parceria da Capes, Ufam, Inpa, CSNAM, Prefeitura Municipal de Apuí, GIZ, Semma-Apuí, Viveiro Santa Luzia e Cooperação República Federativa do Brasil-Alemanha.

Em Apuí, onde o Idesam desenvolve iniciativas como Semeando Sustentabilidade em Apuí e Projeto Café, o evento de lançamento da publicação foi realizado no dia 28 de abril, no Centro Padre Faliero Bonci, e reuniu autoridades locais, profissionais da área ambiental, alunos de cursos técnicos e comunidade em geral.

Fonte: http://idesam.org.br/idesam-lanca-guia-de-especies-arvores-do-sul-do-amazonas/#.U36hftJdVOQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário