Acessos

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Waldemir defende emenda ao Orçamento Municipal que destina 3% do orçamento para prevenção de danos causados pelas cheias.


Diante da situação precária que se repete todos os anos dos moradores ribeirinhos e de áreas de risco da cidade de Manaus, o vereador Waldemir José (PT), defendeu, na manhã desta quarta-feira (28), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), seu projeto de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) que destina 3% dos recursos de investimento do Executivo Municipal para programas e projetos de prevenção de enchentes, remoção de pessoas em áreas de risco e construção de unidades habitacionais para essa população. 

Waldemir Justifica a emenda afirmando que em todos os anos em nossa região, no período de chuvas, a população ribeirinha e aqueles que moram em áreas de risco da cidade, sofrem um enorme prejuízo. Em Manaus, temos inúmeros casos onde comunidades inteiras são afetadas por enchentes ou por deslizamento de terra.

Além disso, de acordo com o parlamentar, as famílias que sofrem com os constantes alagamentos de suas residências, além de serem forçados a deixar suas casas, ainda são expostas a várias doenças, pondo em risco sua saúde. “Todos os anos, temos esses mesmos problemas. Não podemos aceitar que uma cidade, em pleno século 21, mantenha problemas típicos do século 19. Temos que ter uma postura de Estado e combater definitivamente esse problema”, disse Waldemir.

Desde que assumiu como vereador, lembra o parlamentar, que propõe a criação de um fundo para combater as enchentes na cidade. Ele defende que, se em todos os anos esse valor fosse destinado à construção de obras estruturantes para prevenção de enchente, esse problema já teria sido amenizado, em muito.

“Essa situação ocorre todos os anos sem que a Prefeitura estabeleça algum tipo de política pública que impeça as pessoas de ocuparem áreas de risco ou então possa servir de suporte às pessoas que foram afetadas pelas enchentes. Se esses problemas são recorrentes não se justifica a ausência de iniciativas por parte do Executivo Municipal que venham a impedir que essa situação ocorra”, pontuou o parlamentar.

Para o vereador Waldemir José, esse projeto é muito importante para cidade porque pode contribuir no sentido de evitar esse tipo de calamidade. “Qualquer governo sério não pode esperar que os problemas aconteçam para depois agir, ao contrário devem se antecipar a certos problemas”, concluiu Waldemir. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário