domingo, 17 de novembro de 2013

Vestibular 2013 da UEA encerra sem incidente e baixo índice de abstenções

Nem a chuva do domingo impediu que os concorrentes estivessem em frente ao local de prova antes da abertura dos portões

Os 51.180 candidatos inscritos este ano concorrem a 5.809 vagas oferecidas pela Universidade. O vestibular teve 17% de faltosos em todo o Amazonas.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou no sábado (16) e domingo (17) as provas do Vestibular em todos os 62 municípios do Estado. Os 51.180 candidatos inscritos este ano concorrem a 5.809 vagas oferecidas pela Universidade. Do total de vagas ofertadas, 1.940 são destinadas às unidades da UEA em Manaus e 3.585 aos Núcleos e Centros da Universidade no interior do Amazonas. Já aos indígenas foram reservadas 284 vagas.

O número de abstenções nos dois de Vestibular foi de 17% em todo o Estado. Já a quantidade de abstenções no Sistema de Ingresso Seriado (SIS), que teve as provas realizadas na sexta-feira (15) foi ainda menor, apenas 3%. O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, avaliou como positivos os três dias de provas. "O Governo do Estado e a UEA sentem-se muito honrados pelo resultado deste vestibular. Esses números de abstenções refletem a importância desse vestibular para a sociedade amazonense”, disse o reitor.

O reitor destacou ainda que metade das vagas oferecidas pela UEA são destinadas aos alunos do interior e de escolas públicas do Estado. Em 2013, nove cursos novos passaram a fazer parte da grade da universidade, sendo eles Arqueologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Tecnologia em Agrimensura, Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Construção Naval, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Petróleo e Gás.

Nos dois dias de provas, a maior parte dos candidatos preferiu chegar com algumas horas de antecedência, para evitar problemas com o horário dos exames. Nem a chuva do domingo impediu que os concorrentes estivessem em frente ao local de prova antes da abertura dos portões abertos pontualmente às 12h e fechados às 12h50, conforme horário estipulado no edital.

Na Escola Superior de Tecnologia (EST), local com o maior número de candidatos, durante as provas de sábado alguns alunos chegaram após o fechamento dos portões, e não puderam participar do exame. No domingo, porém, não foram registrados atrasos no local.

O sonho de ingressar em curso superior de uma universidade pública foi compartilhado por jovens que ainda estão terminando o colégio e pessoas mais velhas, como no caso de Belma Maria Pereira e Elício Teixeira. Aos 49 anos, o gerente de loja, tenta pela segunda vez ingressar no curso de Administração da universidade. "Eu quero e estou buscando a faculdade, principalmente pela qualificação profissional, que a gente consegue alcançar com o curso superior".

Já Belma, 17 anos, faz o vestibular pela segunda vez. No ano passado ela resolveu fazer o exame como teste, e este ano espera conseguir uma das vagas do curso de odontologia. “Eu tenho muita esperança de conseguir essa vaga, porque eu me preparei bastante durante todo o ano. Fiz curso preparatório e estudei em casa também, então eu estou confiante”.

Parcerias

Para garantir o bom andamento na realização das provas do Vestibular e SIS, a UEA contou com um exército de mais de três mil pessoas que trabalham como coordenadores, supervisores e fiscais de provas em todo o Amazonas.

Além disso, a UEA também estabeleceu parceria com instituições como Amazonas Energia, Secretaria de Saúde do Estado (Susam) e, ainda, com a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência e as Polícias Militar, Civil e Federal.

“A Amazonas Energia nos deu todo o suporte que precisamos. Na área da saúde, contamos com o apoio de profissionais que ficaram de plantão, inclusive com ambulância, para atender qualquer eventualidade. Também tivemos o apoio das Polícias Militar, Civil, Federal e da Inteligência que prestaram suporte à Universidade garantindo a segurança de todo o processo”, relata o presidente da Comissão de Ingresso da UEA, André Luiz Dutra, enfatizando que o sucesso na realização das provas foi alcançado por meio dessas parcerias.

Resultados

O gabarito do Vestibular estará disponível a partir das 22h de domingo (17). A divulgação do resultado final com a lista de aprovados por meio do Vestibular e SIS está prevista para o dia 3 de janeiro de 2014. A lista dos aprovados estará disponível no portal uea.edu.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa