Acessos

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Coordenadores e assistentes que vão atuar no Enem passam por treinamento

Começou nesta semana a capacitação a distância da segunda turma de coordenadores e assistentes que trabalharão na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 26 e 27 de outubro próximo. Participam do treinamento de alinhamento técnico 11,2 mil profissionais das regiões Centro-Oeste e Sudeste. O encontro se estenderá até 11 de agosto.

A meta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é certificar 39.851 coordenadores e assistentes que trabalharão no exame deste ano. Em 2012, foram certificados 31.488 pessoas. No início deste mês, participaram da capacitação 6.351 coordenadores e assistentes da região Nordeste. A terceira e a quarta turma, com 11.150 pessoas cada uma, receberão formação entre 12 e 25 de agosto.

O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, destaca a importância dos encontros de alinhamento para assegurar que o exame seja realizado de forma segura em todo o país. “Estamos aprimorando o processo para garantir um Enem com ainda mais qualidade técnica”, ressaltou.

Exame

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado obtido no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O bom desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

Neste ano, o exame atingiu a marca de 7.173.574 inscritos confirmados, um aumento de 24% em relação aos 5.791.290 confirmados em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário