Acessos

sábado, 31 de agosto de 2013

Natal (RN) realiza Feira de Agricultura Orgânica


A primeira Feira da Agricultura Orgânica Familiar de Natal (RN), promovida pela prefeitura municipal por meio da Empresa de Fomento e Segurança Alimentar, aconteceu sexta-feira (30), das 7h às 13h, na Praça das Flores, em Petrópolis. A ação contará com a presença de 40 produtores dos municípios de Macaíba, Extremoz, Ceará-Mirim e Touros, que integram a região metropolitana de Natal.

Na oportunidade serão ofertados produtos como hortaliças, verduras, frutas, queijo, galinha caipira, ovos, bolos, beiju, tapioca, milho cozido e assado e artesanatos. A feira tem o objetivo de levar à população produtos com alta qualidade e preços acessíveis, pois os produtores oferecem as mercadorias de forma direta, sem a presença de atravessadores .

Para atender bem os visitantes da feira, os produtores fizeram curso de capacitação, com foco na produção e manuseio de produtos orgânicos. O evento também levará os diretores das escolas municipais para conhecer os projetos desenvolvidos pelos agricultores. A iniciativa visa aproximar os gestores educacionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como uma das diretrizes a compra de, no mínimo, 30% de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.

Segundo o diretor administrativo da Empresa de Fomento e Segurança Alimentar, Valdir Trindade, com esta ação vamos fortalecer o pequeno agricultor, dando a ele a oportunidade de vender seus produtos de forma direta. Em contrapartida, a população ganha em qualidade de vida, pois terá, em um ponto estratégico da cidade, acesso a produtos sem agrotóxico .

A Empresa de Fomento e Segurança Alimentar, com esta ação,fortalece as políticas públicas de segurança alimentar e ao mesmo tempo viabiliza a presença dos agricultores capacitados no mercado local, no eixo do programa da agricultura urbana e periurbana.

Fonte: Consea-RN e Prefeitura de Natal (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário