Acessos

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Servidores das Agências Reguladoras podem entrar em greve geral

Os servidores das Agências Reguladoras - ANVISA, ANATEL, ANTT, ANTAQ, ANAC, ANS, ANCINE, ANA, ANEEL e ANP - podem cruzar os braços e entrar em operação padrão ainda em agosto.

O Sinagências – sindicato que representa os reguladores federais – enfatiza que a paralisação será fruto da inabilidade do governo federal em dialogar com a categoria no biênio 2012/ 2013.

Neste ano, reguladores e governo se reuniram em diversas ocasiões, mas o Executivo insiste em uma proposta semelhante à mesma rejeitada em 2012 e que levou a categoria à greve, encerrada sem acordo.

O Sinagências enfatiza que a remuneração dos servidores das Agências Reguladores encontra-se estagnada desde a última negociação, ocorrida em junho de 2008. Isso significa uma perda inflacionária superior a 33% nesse período, o que tem minguado o poder de compra desses trabalhadores de forma acentuada.

A pauta dos reguladores federais consiste em:
  • Correção dos percentuais inflacionários correspondentes ao período de 07/2008 a 07/2013;
  • Transformação do atual modelo remuneratório para o Subsídio, à exemplo do tratamento dado pelo governo com as carreiras similares do Executivo Federal;
  • Correções das desigualdades existentes dentro dos quadros de pessoal das Agências, tais como: paridade entre cargos das áreas Meio com os cargos das áreas Fim;
  • Paridade entre os cargos de Nível Superior dos Planos Especiais de Cargos com os cargos de Nível Superior das novas Carreiras; e, aumento do percentual de correlação dos cargos e Nível Intermediário com os cargos de Nível Superior, dos Planos Especiais de Cargos e das novas Carreiras, para 64%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário