Acessos

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Assembleia homenageia em Sessão Especial estudantes e entidades que lutam pela melhoria da educação no Amazonas


Acontece às 10h desta sexta-feira (9), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Sessão Especial em homenagem ao Dia do Estudante, onde serão homenageadas entidades estudantis que lutam pela qualidade e melhoria da educação no Amazonas. O evento tem como autor o deputado José Ricardo Wendling (PT), líder do PT na Aleam.

O Dia do Estudante é comemorado no dia 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais no Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX.

“A educação é uma das principais formas de mudança social. A educação pública é uma responsabilidade dos governantes, prevista na Constituição Federal. Porém, é oferecida de forma deficitária, sendo um grande problema social no Brasil. No Amazonas, a situação é ainda mais problemática, já que conta com o descaso do poder público, sendo ruim na capital e um caos no interior do Estado”, declarou o deputado, que visita, frequentemente, escolas estaduais de Manaus, bem como já esteve em unidades educacionais de 55 municípios amazonenses.

De acordo com o parlamentar, a homenagem é justa, principalmente, nessa área, onde falta tudo: professores, pedagogos, bibliotecários, serviços gerais, merendeiras, como ainda bibliotecas, laboratórios de informática e de ciências e quadras de esporte, além da estrutura física estar sempre comprometida, necessitando de reformas e ampliações urgentes. “Escolas que possuem alto índice de evasão escolar, resultando em indicadores de desempenho que colocam o Amazonas nas últimas colocações no quesito qualidade de ensino”, completa ele, que sempre cobra do Estado providências na área, como ainda encaminha relatórios de todas as visitas à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Ele entende que o estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, cumprir suas obrigações e se responsabilizar pelas atividades de classe, pois essa responsabilidade estudantil praticada com dedicação trará como consequência o sucesso profissional. “Queremos homenagear os estudantes por essa data especial, mas também refletir sobre todos esses desafios”.

Foram convidados para essa Sessão Especial, dentre outros órgãos e entidades: Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Sindicato dos Profissionais em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepeam), Conselhos Estadual e Municipal de Educação, Comissão de Educação da Aleam, Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Pastoral da Juventude, Pastoral Universitária, Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Juventude do PT, CUT, PCdoB, PSB, PMDB, PCB e PPS, além de professores e estudantes de várias zonas da cidade.

Serviço

  • O QUE: Assembleia homenageia em Sessão Especial estudantes e entidades que lutam pela melhoria da educação no Amazonas;
  • QUANDO: Sexta-feira – dia 9 de agosto de 2013;
  • HORA: 10h;
  • ONDE: Plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam);
  • ENDEREÇO: Av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950 (antiga Recife) - Parque Dez.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário